sábado, 19 de março de 2011

Nova Certificação do PMI em gestão ágil de projetos

O Project Management Institute (PMI), conhecido por editar e divulgar um dos livros mais importantes do mundo quanto à gestão de projetos, o PMBOK, certifica profissionais com reconhecida experiência em gestão de projetos através da certificação Project Management Professional (PMP), certificação técnica mais importante na área de projetos e uma das mais difíceis e reconhecidas no mercado de trabalho.
Nos últimos anos, algumas certificações específicas em determinadas áreas do conjunto de conhecimento em gestão de projetos (PMBOK), foram criadas. Especificamente: Gestão de riscos (RMP), gestão de cronograma (SP), gestão de programas (PGMP) e membro de equipe de projeto (CAPM).
Em 2011 o PMI lança um conjunto de boas práticas e uma nova certificação para o método ou filosofia de trabalho ágil, hoje mais conhecido pelo SCRUM da Scrum Alliance (http://www.scrumalliance.org/) e o XP.
Basicamente os métodos ágeis pregam menos burocratização e documentação e mais interação entre os membros da equipe. Detalho um pouco mais sobre as diferenças da técnica ágil frente ao modelo do PMBOK em outro artigo que pode ser acessado neste link.
Neste momento o PMI discute padrões, conteúdos e ferramentas para o método ágil através da comunidade virtual disponibilizada em (http://agile.vc.pmi.org).
A prova/certificação profissional virá apenas no final de 2011. O processo de certificação seguirá o mesmo modelo das outras credenciais do PMI: os candidatos devem primeiramente submeter um formulário de inscrição on-line no qual deve atestar o cumprimento de todos os pré-requisitos exigidos. Os requisitos são:
- Segundo grau/high school completo;
- 2.000 horas de trabalho em equipes de projeto;
- 1.500 horas de trabalho com métodos ágeis;
O Valor da prova para NÃO membros do PMI é de U$495.00 e U$435.00 para membros;
O reconhecimento do método ágil por parte do PMI mostra a força da técnica ágil e principalmente que devemos estudar e compreender todas as técnicas, seja para desenvolver pequenos projetos de tecnologia ou grandes projetos de engenharia. Temos que pegar o melhor de cada método. Não existe o melhor modelo. O desafio do gerente de projetos é compreender as técnicas e a dinâmica do projeto e da equipe, garantindo o sucesso através da correta gestão da comunicação, do escopo, do custo, do prazo, dos recursos humanos, da qualidade, dos riscos e das aquisições, integrando tudo isso de forma concisa, produtiva e que atenda às exigências dos clientes/patrocinadores.
Lembrem-se o gerente do projeto é o único responsável pelo sucesso ou fracasso de um projeto!

Nenhum comentário: