terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Você aos olhos dos “twitters”



Seja em uma reunião de amigos ou no ambiente de trabalho, sempre tem alguém comentando algo que leu ou escreveu no Twitter.
O #Twitter é um fenômeno de popularidade! A idéia de expor seus sonhos, pensamentos, notícias, críticas, sugestões e dicas em apenas 140 caracteres, vem estimulando o mais tímido dos usuários a gerar algum conteúdo na internet. Para quem costumava escrever muitas linhas para publicar uma notícia, agora precisa deixar de lado o blá blá blá. Essa é a característica que mais aprecio no twitter: Objetividade.
Compartilho da opinião do Stephen Kanitz: “RT@StephenKanitz Minha impressão: Email e Linkedin será só trabalho, Twitter será informação e educaçāo continuada e Facebook será o social.”
Entendo o Twitter como uma excelente ferramenta de marketing, seja para construir, ou destruir a imagem de uma empresa ou uma pessoa. Quem te segue no twitter, está interessado em saber o que você está fazendo, do que você gosta ou qual conteúdo você é capaz de gerar. Penso que, a menos que você seja um verdadeiro guru em determinada área, é de bom tom que você gere também informações pessoais. Afinal, se as pessoas quisessem apenas notícias, seguiriam simplesmente jornais e sites de conteúdo.
Longe de tentar esgotar o assunto, posto algumas dicas aos novos e velhos twiteiros (todas com menos de 140 caracteres):
1. Regra número 1 do Twitter: Post o que você quiser! Simples assim;
2. Se você não é reconhecidamente um especialista na área, não tente dar uma de guru. Pode ficar ridículo;
3. Use com moderação. Valorize as pessoas que te seguem, não publique conteúdo que não acrescenta informação aos seus seguidores;
4. É difícil expressar sarcasmo, ironia ou brincadeira em apenas 140 caracteres. Observe como pode ser interpretado seu post antes de enviar;
5. Twitter não é MSN. Não bata papo com um amigo aos olhos de todos os outros. Para isso existe a mensagem direta;
6. Não seja um tagarela! Seja objetivo. Se você publica muitos posts continuamente, seus seguidores passarão a não ler seus twitters;
7. Não twitte o que acabou de ler como sendo de sua autoria. Seu seguidor talvez siga a mesma fonte que você. Pra isso existe o RT;
8. Dizer que tem centenas de seguidores, mas segue poucas pessoas, não te transforma em um guru;
9. Não exagere na autopromoção. Você parecerá narcisista para centenas ou milhares de pessoas;
10. Ninguém espera de você um Shakespeare. Seja você!?
11. Tudo bem, você está a passeio, não precisa levar o twitter tão a sério. Mas cuidado você está na rede!
Mas e então, quem é você aos olhos dos seus seguidores? Como as pessoas que te conhecem, o reconhecem pelo conteúdo que você posta? Ou ainda, como as pessoas que você não conhece traçariam seu perfil ao ler seus posts no twitter? Pense nisso, seja você mesmo! Os amigos te admirarão ainda mais e os desconhecidos poderão te conhecer.
Abraços, @EricoSF