sábado, 19 de março de 2011

Nova Certificação do PMI em gestão ágil de projetos

O Project Management Institute (PMI), conhecido por editar e divulgar um dos livros mais importantes do mundo quanto à gestão de projetos, o PMBOK, certifica profissionais com reconhecida experiência em gestão de projetos através da certificação Project Management Professional (PMP), certificação técnica mais importante na área de projetos e uma das mais difíceis e reconhecidas no mercado de trabalho.
Nos últimos anos, algumas certificações específicas em determinadas áreas do conjunto de conhecimento em gestão de projetos (PMBOK), foram criadas. Especificamente: Gestão de riscos (RMP), gestão de cronograma (SP), gestão de programas (PGMP) e membro de equipe de projeto (CAPM).
Em 2011 o PMI lança um conjunto de boas práticas e uma nova certificação para o método ou filosofia de trabalho ágil, hoje mais conhecido pelo SCRUM da Scrum Alliance (http://www.scrumalliance.org/) e o XP.
Basicamente os métodos ágeis pregam menos burocratização e documentação e mais interação entre os membros da equipe. Detalho um pouco mais sobre as diferenças da técnica ágil frente ao modelo do PMBOK em outro artigo que pode ser acessado neste link.
Neste momento o PMI discute padrões, conteúdos e ferramentas para o método ágil através da comunidade virtual disponibilizada em (http://agile.vc.pmi.org).
A prova/certificação profissional virá apenas no final de 2011. O processo de certificação seguirá o mesmo modelo das outras credenciais do PMI: os candidatos devem primeiramente submeter um formulário de inscrição on-line no qual deve atestar o cumprimento de todos os pré-requisitos exigidos. Os requisitos são:
- Segundo grau/high school completo;
- 2.000 horas de trabalho em equipes de projeto;
- 1.500 horas de trabalho com métodos ágeis;
O Valor da prova para NÃO membros do PMI é de U$495.00 e U$435.00 para membros;
O reconhecimento do método ágil por parte do PMI mostra a força da técnica ágil e principalmente que devemos estudar e compreender todas as técnicas, seja para desenvolver pequenos projetos de tecnologia ou grandes projetos de engenharia. Temos que pegar o melhor de cada método. Não existe o melhor modelo. O desafio do gerente de projetos é compreender as técnicas e a dinâmica do projeto e da equipe, garantindo o sucesso através da correta gestão da comunicação, do escopo, do custo, do prazo, dos recursos humanos, da qualidade, dos riscos e das aquisições, integrando tudo isso de forma concisa, produtiva e que atenda às exigências dos clientes/patrocinadores.
Lembrem-se o gerente do projeto é o único responsável pelo sucesso ou fracasso de um projeto!

Quão ágil é você?



O grande desafio de toda empresa é entregar um projeto dentro do prazo, custo e escopo, acertado inicialmente com o cliente. Diversas pesquisas mostram que aproximadamente 90% dos projetos falham por não cumprir com os requisitos previamente estabelecidos; dos quais 80% dos projetos falham por não cumprir com o escopo.
Esses números servem de alicerce para o surgimento de diversas técnicas de gestão de projetos. A mais nova “menina dos olhos” do setor trata-se da Gestão de projetos baseado no modelo SCRUM. De forma sucinta, a metodologia ágil prega que não temos como determinar no início de um projeto o seu prazo, escopo e custo; sendo conhecidas apenas no final do projeto.
Na prática a metodologia propõe a subdivisão do projeto em “macro atividades”, que devem ser priorizadas em ordem cronológica de acordo com sua importância e só então iniciar o projeto, subdividindo as primeiras macro atividades em tarefas/entregáveis, que devem ser cumpridas em ciclos de até quinze dias (conhecidos como sprints). Assim, finalizada uma macro atividade, é que se deve passar para a outra macro atividade com um novo detalhamento em tarefas.
Um ponto interessante do SCRUM consiste em recomendar que todas as atividades devem ser colocadas em um quadro físico na sala do projeto, bem ao estilo flanelógrafo, onde cada tarefa é escrita em um post-it e pregada seguindo a ordem de - A fazer | Em andamento | Concluída | Impedida. De forma que em cada post-it é descrita uma tarefa com sua complexidade e o responsável por sua execução. Sem dúvida uma excelente ferramenta de comunicação, uma vez que todos os participantes do projeto podem, a qualquer momento e de maneira muito fácil, visualizar em que os demais integrantes estão trabalhando. O SCRUM institui ainda a prática de reuniões rápidas e diárias de acompanhamento das tarefas com toda a equipe.
Acredito que o ponto fraco da técnica está no fato de que os clientes não estão habituados a comprar coisas abstratas. Quantos iniciam um projeto sem saber o prazo de conclusão e o custo final? Por este motivo, a técnica que procura já no início do projeto detalhar todas as atividades dentro de uma escala de tempo e recursos necessários, como a determinada no PMBOK do PMI, continua sendo a adotada como base para preparação de orçamentos ou mesmo no direcionamento das empresas na busca pelas certificações internacionais que determinam o nível de qualidade e experiência da empresa no desenvolvimento de softwares, os certificados CMMI e MPS.BR.
Alheio às discussões, quase que religiosas sobre o tema, todos concordam que um bom projeto de software deve contar com a participação efetiva do cliente, através de uma correta especificação dos requisitos e uma indispensável validação das entregas; sempre realizadas em ciclos curtos. Entretanto, existe um longo caminho até que a jovem indústria de software passe realmente de uma metodologia em sua maioria “artesanal” para efetivamente Engenharia de Software.