segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A estratégia do Oceano Azul

Volta e meia, durante nosso treinamento do PDLC (Programa de Desenvolvimento da Liderança Chevrolet) éramos confrontados com o conceito da estratégia do oceano azul. O tema me chamou bastante atenção e logo procurei me aprofundar sobre o assunto através da leitura do livro que aprofunda este tema. A estratégia do oceano azul descrita por W. Chan Kim, reza que contrariamente do que se pensa, a melhor estratégia para afastar a concorrência não é competir diretamente com ela, mas parar de competir.
No lugar de tentar superar a concorrência a fim de obter uma parte de um mercado já existente (oceano vermelho e sangrento), devemos buscar um oceano azul, ou seja, um mercado virgem (não atingido por ninguém) com maior potencial de crescimento.


Nos oceanos vermelhos, as regras são determinadas pela concorrência; nos oceanos azuis, a concorrência se torna irrelavante. Toda a argumentação parte de dezenas de casos reais de sucesso estudadas pelo autor, em situações nas quais as empresas conseguiram se diferenciar dos concorrentes de tal forma que esses se tornaram irrelevantes. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento.

O livro ensina como colocar em prática essa estratégia através de um quadrante mágico demonstrado na figura abaixo. Temos que encontrar a nova curva de valor. No nosso mercado, o que realmente é importante para o nosso cliente? A partir daí, o que pode ser eliminado, pois os clientes não valorizam!? O que pode ser reduzido a fim de que possamos, por exemplo, diminuir custo? E por fim, o que realmente deve ser criado e ou elevado (o que realmente importa)!? Bom... Não parece tão simples. Mas pode ser um bom exercício com sua equipe na sua empresa! Só assim se encontra um oceano azul! Recomendo a leitura do livro!

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