segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Editorial - Escrito para a revista do PDLC

Como tantos líderes podem ser tão competentes e tão incompletos ao mesmo tempo!? Como alguns líderes podem ser tão geniais quando tratando com números e/ou criatividade e tão frágeis quando tratando com pessoas, ou vice e versa!? Quais os objetivos de tantas viagens e treinamentos para reciclagens técnicas e comportamentais?

Cada vez mais, com o mundo dos negócios em plena transformação, não se pode usar hoje, as práticas de ontem se quiser estar no mercado amanhã. É estritamente necessário o aprimoramento e a dedicação na obtenção de novos conhecimentos e experiência em tempo real!
Como está o mercado em outras regiões, como um colega que administra um negócio semelhante a 500 km de mim e com o mesmo porte está lidando com aquele problema que estou me deparando? Qual a solução adotada por um colega em uma concessionária de grande porte, na maior cidade do país? Quais foram os resultados? Como não cometer os mesmos erros? Quais estratégias de marketing funcionaram melhor? Como captar mais e aumentar venda de seminovos? Quais os resultados do departamento de financiamentos, seguros e consórcios? Qual a venda média de um mecânico da rede? Como aumentar a venda de acessórios? Como diminuir os juros do estoque? Como girar mais rápido o estoque? Quais as vendas de um vendedor experiente? Como garantir resultado e aumento de market share em tempos de guerra de preços? Como manter minha equipe motivada? Essas foram apenas algumas questões discutidas no treinamento de líderes Chevrolet.
Logo que me inscrevi no Programa de Desenvolvimento da Liderança Chevrolet (PDLC), fiquei um pouco apreensivo em virtude do investimento de tempo e dinheiro com o deslocamento bimestral para São Paulo e as frequentes ausências da concessionária ao longo de um ano. Mas diante da indicação de uma participante do treinamento e da convocação por parte do regional de vendas da GM, topei o desafio! Fiquei curioso e imaginei diversas situações na qual deveríamos ser confrontados neste treinamento.
Já no primeiro encontro do PDLC, tive a oportunidade de conhecer a cidade de São Caetano do Sul e a fábrica da GM. Até então, o contato mais próximo com a fábrica tinha se dado através dos sistemas de computador ou talvez da cegonha chegando na frente da concessionária. Aquele ambiente da fábrica por si só, desafia e mostra uma realidade importante da outra ponta do negócio. Os próximos seis encontros naquele local abriria uma visão do todo importantíssima para mim e para qualquer um que ocupe uma diretoria em uma concessionária de veículos.

O programa de desenvolvimento de líderes Chevrolet (PDLC), é capaz de pular etapas no desenvolvimento do conhecimento das lideranças na concessionária de veículos. A dinâmica utilizada pela universidade Chevrolet, utilizando renomadas técnicas de administração, com dinâmicas de grupo, permitem e provocam a constante troca de informações dentro do grupo, com o consequente surgimento de insights importantes para a aplicação nas concessionárias ao final dos módulos. O PDLC é uma grande oportunidade de formar pessoas em um espaço de tempo muito menor, sem a necessidade de submeter tais profissionais a situações nas quais certamente ele correria riscos já conhecidos e contornados por colegas participantes daquele grupo, que ao final de um ano inevitavelmente estabelece fortes laços de amizade e companheirismo, importantíssimos para a troca de informação e experiência no período pós PDLC.
O PDLC apresenta medidas práticas para o trabalho em equipe em nível excepcional. Durante este treinamento, acabei escrevendo uma revista que veio a se tornar um “informativo”, com as melhores práticas em diversos departamentos da empresa. Vou procurar fazer o upload por aqui.

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