Cada vez mais, com o mundo dos negócios em plena
transformação, não se pode usar hoje, as práticas de ontem se quiser estar no
mercado amanhã. É estritamente necessário o aprimoramento e a dedicação na
obtenção de novos conhecimentos e experiência em tempo real!
Como está o mercado em outras regiões, como um colega que administra
um negócio semelhante a 500 km de mim e com o mesmo porte está lidando com
aquele problema que estou me deparando? Qual a solução adotada por um colega em
uma concessionária de grande porte, na maior cidade do país? Quais foram os
resultados? Como não cometer os mesmos erros? Quais estratégias de marketing funcionaram
melhor? Como captar mais e aumentar venda de seminovos? Quais os resultados do
departamento de financiamentos, seguros e consórcios? Qual a venda média de um
mecânico da rede? Como aumentar a venda de acessórios? Como diminuir os juros
do estoque? Como girar mais rápido o estoque? Quais as vendas de um vendedor
experiente? Como garantir resultado e aumento de market share em tempos de
guerra de preços? Como manter minha equipe motivada? Essas foram apenas algumas
questões discutidas no treinamento de líderes Chevrolet.Logo que me inscrevi no Programa de Desenvolvimento da Liderança Chevrolet (PDLC), fiquei um pouco apreensivo em virtude do investimento de tempo e dinheiro com o deslocamento bimestral para São Paulo e as frequentes ausências da concessionária ao longo de um ano. Mas diante da indicação de uma participante do treinamento e da convocação por parte do regional de vendas da GM, topei o desafio! Fiquei curioso e imaginei diversas situações na qual deveríamos ser confrontados neste treinamento.
Já no primeiro encontro do PDLC, tive a oportunidade de conhecer a cidade de São Caetano do Sul e a fábrica da GM. Até então, o contato mais próximo com a fábrica tinha se dado através dos sistemas de computador ou talvez da cegonha chegando na frente da concessionária. Aquele ambiente da fábrica por si só, desafia e mostra uma realidade importante da outra ponta do negócio. Os próximos seis encontros naquele local abriria uma visão do todo importantíssima para mim e para qualquer um que ocupe uma diretoria em uma concessionária de veículos.
O programa de
desenvolvimento de líderes Chevrolet (PDLC), é capaz de pular etapas no
desenvolvimento do conhecimento das lideranças na concessionária de veículos.
A dinâmica utilizada pela universidade Chevrolet, utilizando renomadas técnicas
de administração, com dinâmicas de grupo, permitem e provocam a constante troca
de informações dentro do grupo, com o consequente surgimento de insights
importantes para a aplicação nas concessionárias ao final dos módulos. O PDLC é
uma grande oportunidade de formar pessoas em um espaço de tempo muito menor,
sem a necessidade de submeter tais profissionais a situações nas quais
certamente ele correria riscos já conhecidos e contornados por colegas
participantes daquele grupo, que ao final de um ano inevitavelmente estabelece fortes
laços de amizade e companheirismo, importantíssimos para a troca de informação
e experiência no período pós PDLC.
O PDLC apresenta medidas práticas para o
trabalho em equipe em nível excepcional. Durante este treinamento, acabei
escrevendo uma revista que veio a se tornar um “informativo”, com as melhores
práticas em diversos departamentos da empresa. Vou procurar fazer o upload por
aqui.